Quem tem uma empresa em sociedade com outras pessoas nem sempre esta preparado para dividir responsabilidades e ideias, muitas empresas se afundam por que os sócios discordam entre si na maneira de como os negócios devem ser tocados e muitas vezes não é mais interessante para um dos sócios continuar a frente da empresa.
No caso de um dos sócios querer desfazer sociedade, não é preciso acabar com a empresa.
o interessado em desfazer a sociedade deve procurar o contador da empresa , um advogado de confiança e a junta comercial para ver qual o real patrimônio da empresa e qual a parte que lhe cabe, depois apresentar uma notificação informando sua saída aos outros sócios com no minimo 60 dias de antecedência Sem que seja necessário explicar motivação ou que os outros sócios aprovem.
Se as condições para a saída do sócio de uma empresa estiverem especificadas no contrato social da empresa deve ser cumpridas e um novo contrato social ou a modificação do primeiro deve ser feita.
Como encerrar a empresa
Como fazer um oficio
Neste caso um dos sócios pode comprar a parte do que deseja se retirar da sociedade ou todos os outros compra-la em conjunto para dividir igualmente ou ainda uma terceira pessoa pode comprar a parte do que deseja se retirar da sociedade e assumir suas funções na organização.
É preciso a autorização do advogado para saber se poderá continuar usando a propriedade intelectual da empresa ou quais seus direitos sobre a empresa.
Também é possível optar por exclusão de sócio da sociedade por atos antiéticos desde que seja aprovado por outros sócios que representem mais de 50% do capital social da empresa e previsão previa no contrato social da empresa.
De qualquer forma a primeira providencia a tomar é uma tentativa de conciliação entre os sócios, verificando se é realmente a decisão mais acertada para todos.