Uma das coisas mais importantes que um empreendedor precisa aprender e se informar é sobre os direitos dos trabalhadores, já que são muito comuns os casos de empresas que acabam sendo processadas por funcionários que foram desligados e em uma boa parte as empresas erram por falta de conhecimento sobre os direitos e deveres do trabalhadores.
Como é o caso de alguns documentos do trabalhador que precisam ser cadastrados ou solicitados pelo patrão, por Exemplo o PIS de um funcionário, se este for o primeiro emprego dele ou se ele ainda não o tiver.
Ao se contratar um novo funcionário é necessário que se verifique se ele já esta inscrito no PIS/PASEP ( programa de interação social) caso ele ainda não seja cadastrado é função do empregador fazer o cadastro.
O numero PIS /PASEP deve constar nas anotações da carteira de trabalho do funcionário pois é através desse numero que o trabalhador terá direito a sacar seu FGTS no caso de dispensa ou acidente.
Como fazer carta de aviso prévio:
Como montar uma escala de folga
O Formulário de cadastramento está disponível no endereço eletrônico http://www.caixa.gov.br/voce/Social/Beneficios/Pis/index.asp
Comprovante de cadastramento será entregue na empresa ou na residencia do trabalhador e é importante alertar o trabalhador a guardar o Cartão do PIS pois este será solicitado em todo novo emprego que este tiver. Com o numero em mão o Funcionário pode fazer a consulta PIS/PASEP nas agencias da caixa e via internet além de poder consultar seu saldo de FGTS.