É bastante comum que lojas de bairro criem caderneta de conta para alguns clientes, também é bastante comum que empresas menores abram linha de crédito para seus clientes. O problema começa quando alguns destes clientes atrasam ao pagamento da conta.
Isso também acontece com empresas maiores. A inadimplência de clientes ão é um grande problema em si, embora deva ser combatida. A grande dificuldade das empresas esta na hora de cobrar esses clientes, pois não sabem a maneira correta de fazer isso e pode ser um pouco constrangedor.
A cobrança de uma conta não paga de um cliente é um direito da empresa que forneceu um produto ou prestou um serviço, mas é preciso tomar muito cuidado para não causar constrangimento ao cliente inadimplente.
modelo de carta de cobrança
Receber pagamento de cartão pelo celular
De acordo com o artigo 71 do código de defesa do consumidor, utilizar de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas ou incorretas ou qualquer procedimento que exponha o consumidor injustificadamente a ridículo ou interfira com seu trabalho descanso ou lazer é crime passível de punição.
Receber pagamento de cartão pelo celular
De acordo com o artigo 71 do código de defesa do consumidor, utilizar de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas ou incorretas ou qualquer procedimento que exponha o consumidor injustificadamente a ridículo ou interfira com seu trabalho descanso ou lazer é crime passível de punição.
Caso você se utilize de uma maneira vexatória ou constrangedora para o cliente para cobrar sua divida, o valor pago pelo cliente pode ter que ser devolvido em dobro caso o cliente acione a justiça.
Após alguns dias do vencimento da parcela da divida, envie uma carta comunicando o atraso ou entre em contato por telefone, de maneira educada e sempre em horário comercial, Nunca comunique a terceiros o motivo da ligação.
Caso mesmo assim a conta não seja paga, um segundo contato deve ser feito por carta ou telefonema, comunique que é a ultima tentativa de negociação para evitar a inclusão do nome de clientes em órgãos de proteção de crédito. Não ofereça mais crédito ao cliente, mas se este se mostrar disposto a quitar sua divida, se necessário ofereça condições para o pagamento da divida, como parcelamento ou desconto em juros se houverem.
Se mesmo assim a divida não for paga e não houver qualquer resposta as tentativas de negociação, envie um aviso ao cliente que seu nome será incluído nos órgãos de proteção ao crédito e realmente inclua o nome.
Após o registro em órgão de proteção a crédito, uma carta extra judicial deve ser enviada, para isso é preciso acionar um advogado pois só ele ou o oficial de cartório pode enviar esta comunicação que diz ao cliente que se a divida não for paga ou ao menos renegociada uma cobrança judicial será enviada ao cliente, com acréscimo de encargos e honorários advocatícios.
Se ainda assim a conta não for paga você deve entrar com ação no tribunal especial, ou pequenas causas.
Para cobrar a conta atrasada de um cliente você deve comunicar previamente ao devedor pois este precisa saber que esta send cobrado. Ou seja, mande cartas comunicando o atraso, se sua empresa for do tipo familiar, se achar necessário converse com a pessoa, mas de maneira discreta.
Ofereça condições para o pagamento da divida, como parcelamento ou descontos.