Existem muitas pessoas que desejam abrir templos religiosos, seja por não concordarem com diretrizes de grandes igrejas ou associações, seja por desejo de professar sua fé e estar a frente de um projeto religioso.
No entanto a maioria dessas pessoas não tem ideia do que é necessário para se abrir uma igreja ou templo religioso, principalmente se não está ligado a uma grande instituição.
Qualquer pessoa pode abrir uma igreja ou templo, não é necessário ter nenhum tipo de curso ou diploma.
Porém existem cuidados que devem ser tomados, principalmente no que diz respeito ao imóvel que abrigara a igreja ou templo.
Ao escolher o bairro onde quer localizar o templo, é preciso procurar a secretaria de habitação do município de verificar se a região escolhida permite a existência de templos religiosos, feito isto é possivel construir ou alugar um imóvel adequado para abrigar uma igreja.
Boleto da associação comercial do Brasil cuidado
Como fazer contrato de trabalho temporário
A planta do prédio escolhido deve ser aprovada pela secretaria de habitação do município, caso vá construir ou reformar um prédio para abrir a igreja, também é necessário que um engenheiro se responsabilize pelo projeto.
Se for utilizar um prédio já existente sem nenhuma modificação, será preciso pedir a mudança de uso do imóvel para imóvel institucional.
A partir do momento em que obtiver autorização para utilizar o imóvel como templo religioso, é preciso pedir ao CONTRU ( departamento de controle de uso de imóveis) ou departamento e secretaria responsáveis em seu município o alvará de funcionamento.
Para conseguir o alvará de funcionamento são necessários laudos técnicos de de segurança assinados por um eletricista e um engenheiro civil.
A defesa civil se responsabiliza em alguns municípios por esses laudos.
Após conseguir os laudos técnicos de segurança, os técnicos do CONTRU farão uma nova vistoria no imóvel para verificar se as normas de segurança estão sendo cumpridas.
Como um templo religiosos é um local de grande circulação e aglomeração de pessoas, é preciso tomar muito cuidado e obedecer todas as normas de segurança.
Extintores de incêndio precisam estar dentro do prazo de validade , cheios e existirem em quantidade suficiente.
Além disso é preciso que exitam saídas de emergência e rotas de fuga com fácil acesso e sinalizadas.
A fiação e parte elétrica deve ter manutenção constante e ser trocada caso seja necessário, também é bom instalar para raios no telhado.
As escadas devem ter corrimãos e faixas antiderrapante, se possivel também faixas luminosas ou refletoras.
As saídas devem ser mantidas desobstruídas e caso tenham portas de vidro essas deveram ser sinalizadas para evitar acidentes.
Dependendo da tamanho da igreja também é necessário que se forme uma brigada de incêndio, com colaboradores da igreja que precisarão fazer cursos específicos.
Estrutura básica para montar uma igreja
Para montar uma igreja ou instituição religiosa é preciso ter , um salão principal onde os cultos e reuniões serão realizados, sala(s) para palestras, cursos, etc. que devem ser equipadas com equipamentos de som e vídeo. Berçários, banheiros, almoxarifado e escritório.
Também serão necessárias cadeiras ou poltronas, equipamentos de som, microfone, iluminação, ventiladores ou ar condicionado, computadores, telefones, instrumentos musicais, material de limpeza e decoração e pessoas que ajudem a manter tudo funcionando.
Em geral, igrejas sobrevivem de doações e ajuda da comunidade, por isso é importante devolver este carinho em conforto ao membros, manter as instalações limpas, estacionamento próprio ou conveniado, Som na altura adequada para a quantidade de pessoas presentes, são formas de manter o bom funcionamento da igreja.
Além disso também é necessário escolher e registrar o nome da igreja ou pedir autorização a instituição religiosa a qual é ligada para utilizar seu nome.
0 comentários:
Postar um comentário