A cada dia cresce mais o mercado de produtos artesanais e com as velas e sabonetes não é diferente, essa fácil aceitação se deve ao fato do cliente poder escolher e personalizar os produtos que deseja levar, o artesanato permite que o cliente escolha a essência e a cor de seus produtos o que aumenta bastante o interesse para quem deseja presentear com produtos artesanais.
épocas como dia das mães, natal e dia dos namorados podem aumentar o lucro em até 100 % do habitual, que se bem trabalhado já não sera pequeno.
Estrutura necessária para começar a produzir e vender sabonetes e velas artesanais
Para começar a produzir velas e sabonetes não é necessário um grande investimento, além disso os materiais usados tem boa durabilidade e a matéria prima usada rende bastante.
A estrutura necessária para começar a trabalhar com sabonetes e velas artesanais são recipientes esmaltados ou de vidro temperado, formas ( de alumínio ou silicone, podem ser encontradas em qualquer loja de artesanato, cortadores e facas de tamanhos diferentes, colher de pau, bastão de vidro, termômetro próprio para sabonetes ou velas, conta gotas, corantes, essências, álcool de cereais, base glicerinada, parafina, extrato de ervas, pavios e demais produtos utilizados para a fabricação das velas e sabonetes.
Além disso também será necessário um fogão, que pode ser o de sua cozinha ou se preferir, um destinado apenas a fabricação dos produtos que pode ser um daqueles de 2 bocas que é feito para ser colocado sobre a pia. Se tiver um quartinho ou comodo que possa ser usado como atelie é ainda melhor para quem deseja produzir maior quantidade de sabonetes e velas artesanais.
Existem diversos cursos para quem deseja trabalhar fabricando e vendendo sabonetes e velas artesanais, muitos podem ser encontrados em videos e apostilas na internet, além de cursos e palestras fornecidos gratuitamente por lojas de produtos para artesanatos, em troca da compra de material para a aula dentro do próprio estabelecimento, também existem cursos em programas de TV que podem ser usados como inspiração para a criação de novos produtos.
produtos diferentes que podem ser explorados
produtos diferentes que podem ser explorados
Diversificar os produtos pode ser uma ótima alternativa para aumentar as vendas, fabricar sabonetes esfoliantes, produtos que ajudem na eliminação de cravos e espinhas, sabonetes infantis com formulas mais delicadas e formatos de desenhos e personagens em alta, sabonetes hidratantes e para peles delicadas e sabonetes para peles oleosas já atendem um publico maior do que apenas sabonetes tradicionais, você também pode motar cestas com uma linha de produtos, como um sabonete, um esfoliante, um vidro de óleo perfumado pós banho e um vidro e hidratante de uma mesma essência para presentes.
Venda dos produtos
Venda dos produtos
Vender seus produtos é uma outra etapa de trabalho e se deve dedicar trabalho e tempo para isso. Você pode divulgar seus produtos e vender de diversas formas, conversando com vizinho e oferecendo seus sabonetes e velas artesanais, mostrando que esta aberto a encomendas e oferecer descontos a esses vizinhos, também é possivel deixar alguns produtos em lojas de presente, lojas de cosméticos, salões de beleza em consignação, deste modo você da seu preço e a loja tem liberdade de fixar o preço que achar justo, você recebe apenas pelos produtos que forem vendidos, neste caso tanto você quanto as lojas ganham.
Você também pode vender pela internet, através da criação de loja virtual, pelo mercado livre e outras lojas semelhantes ou através de paginas do Facebook.
Forneça seus sabonetes e velas como lembranças de casamento, aniversario ou maternidade. Participe de feiras e eventos de produtos artesanais e feiras turísticas de sua cidade.
Ofereça seus produtos para rifas ou sorteios em empresas e escolas, como a indicação e a propaganda espontânea ainda é o melhor negócio para quem trabalha com artesanato , não se esqueça de colocar um telefone para contato na embalagem de seus produtos.
escolha das embalagens
escolha das embalagens
As embalagens são outro fator que precisa ser bem pensado, uma embalagem bonita e chamativa pode ajudar a atrair mais clientes, mas é preciso tomar muito cuidado para que não encareça demais o produto, você também pode fornecer seus produtos em embalagens mais simples e mais baratas ou embalagens de luxo, uma versão para uso pessoal e outra para presente.
Para não tomar prejuízo é preciso calcular corretamente o preço de produção, somando todo valor de matéria prima e gastos com embalagem utilizada para se fazer 1 Kg de sabonetes ou velas artesanais, você pode colocar de 40 a 90 % do valor sobre o Kg para criar seu preço de venda por kg, depois divida esse preço pelo numero de peças obtidas por KG, isso dependerá das formas que decidir utilizar, esse será seu preço por peça. Peças destinadas a venda por consignação devem ter um preço mais baixo para não tornar o produto muito caro para o consumidor final.
Se desejar ampliar sua empresa futuramente será preciso regulariza-la, além da abertura comum de empresa será necessário registro na Anvisa de todos os produtos fabricados e a assinatura de um químico responsável, que não precisa ser um trabalhador fixo da empresa mas pode ser um contratado avulso.
0 comentários:
Postar um comentário