Se a sua empresa ou loja virtual trabalha com entregas a domicilio como é o caso de lojas de cortinas e tapetes, lojas de móveis e lojas de material de construção ou mesmo de lojas que não tenham espaço físico e trabalhem exclusivamente com vendas através de internet ou telefone é preciso dar uma atenção especial a entrega de seus produtos.
Não adianta sua loja ou empresa ter ótimas vendas se você não der conta de fazer as entregas de maneira eficiente, pois atrasar as entregas significa perder cliente, ter vendas canceladas, figurar em sites de reclamação e correr o risco de ser acionado pelo Procon, sem contar que um cliente satisfeito consegue atrair 1 novo cliente mais um cliente com raiva de sua empresa ou loja pode afastar 10 possíveis clientes e não é isso o que você quer.
A primeira medida a tomar para melhorar as entregas da empresa é dar prazos reais de entrega, nunca prometa o que não pode cumprir, caso utilize empresas de correio ou transporte para fazer suas entregas para locais distantes, procure saber antecipadamente a data de entrega e informar corretamente a seu cliente. Se utiliza serviços de motoboy ou empresas de entregas expressas, pressione para que seus prazos sejam cumpridos.
Nunca venda o que você não tem em estoque.
Como manter as contas da empresa em dia
Muitas vezes o comerciante vende um produto que não tem na esperança que o fornecedor mande a tempo, Mas e se o fornecedor também tiver problemas na entrega deste produto? Caso o cliente se interesse por um produto no catalogo que esteja em falta na loja, avise a ele que o produto esta aguardando entrega na loja, se ele insistir, de um prazo de entrega prolongado e caso não tenha como seu fornecedor entregar a tempo, ligue o quanto antes para seu cliente e proponha a devolução do dinheiro caso já tenha recebido ou a substituição do produto por outro de mesmo valor a escolha do cliente, melhor não quebrar a confiança do cliente e oferecer uma solução ao problema antecipadamente.
Outra coisa a pensar são os custos para a entrega de produtos, se sua empresa tem um departamento de entregas próprio muitas vezes não será viável a entrega em algumas regiões , neste caso pode se estabelecer uma politica de entregas estabelecendo em que condições a entrega será feita.
Por exemplo, algumas lojas não entregam em condomínios fechados, caso não haja elevador no prédio se compromete a entregar apenas na recepção no caso de carga muito pesada ou mesmo só entregar na região de sua empresa, cobrando acréscimo para entregas mais distantes.
Mas essas restrições tem que ser informadas claramente ao cliente e de preferencia constarem no contrato, além de estarem adequadas ao código de defesa do consumidor, e você como empresario tem que conhecer o CDC para não ter problemas no futuro com atitudes tomadas por falta de conhecimento.
Já no caso de sua empresa utilizar serviços de entregas através dos correios ou empresas transportadoras, é possivel cobrar o valor do frete, ou parte dele desde que isso fique claro para o consumidor.
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