Pode ser que você precise contratar um ou alguns funcionários temporários em sua empresa, seja por aumento de vendas ou produção em períodos de alta nos negócios, como é comum em comércios que se contrate funcionários temporários próximo as festas de fim de ano , ou como é comum em industrias em épocas de aumento de produção, ou mesmo no caso de um de seus funcionários acabar entrando na caixa para tratamento médico ou uma de suas funcionarias sair em licença maternidade.
Caso isso aconteça você precisa elaborar um contrato de trabalho temporário.
Um contrato de trabalho temporário pode ter duração máxima de 3 meses, pode ser renovado uma unica vez mas para isso é necessário pedir autorização da Delegacia Regional do Trabalho.
Em um contrato de trabalho temporário é preciso que existam discriminados o nome, endereço e demais titularidades da empresa assim como a do contratado para trabalho temporário.
Também é necessário que se especifique sobre o descanso semanal remunerado do trabalhador temporário no contrato.
No contrato de trabalho temporário é preciso que estejam descritas as razões que justifiquem a necessidade de trabalhador temporário, também é preciso que conste a data de inicio e término do contrato e é necessário declarar expressamente qual será a modalidade de remuneração ao trabalhador que prestara serviço temporário, com descriminação de salários e encargos Sociais.
Também é preciso deixar claro no contrato de trabalho temporário quais são os direitos do trabalhador temporário, os horários que ele deve cumprir, que ele esta sujeito as regras e diretrizes internas da empresa e etc.
Quanto mais explicito o contrato, menor a chance de ter problemas futuros.
A empresa também pode se reservar ao direito, deixando explicito no contrato , a demissão por justa causa em qualquer momento do contrato se houver falta grave que justifique isso.
Caso seja necessário a contratação de funcionários temporários, é melhor optar por fazer a contratação através de agências de emprego temporários pois eles vão lhe auxiliar com a documentação e já tem em seus cadastros pessoas capacitadas.
Ao termino do contrato de trabalho temporário, caso você tenha gostado muito do trabalhador temporário, se ele tiver agregado valor a equipe e for interessante para você é possivel contrata-lo em caráter definitivo.
0 comentários:
Postar um comentário