Manter a documentação de sua empresa em dia é muito importante para administrar de maneira correta. E não só a documentação legal ou contratos e recibos, nem mesmo a documentação de funcionários ou os papeis que ficam a encargo do contador mas os registros necessários para uma boa administração.
Existem registros internos em uma empresa que devem ser feitos detalhadamente e estarem sempre atualizados, como o livro caixa, o controle de estoque e o relatório de vendas
Muitos empresários que possuem pequenos negócios só anotam a receita total do dia e correm o risco de se perderem por não terem um relatório completo de seus atividades econômicas.
Para que a empresa cresça é necessário ter conhecimento total de cada item que é vendido, do lucro real de cada peça, do quanto é necessário investir e quanto ainda existe em estoque para isso é necessário fazer um relatório completo de vendas.
Esse relatório de vendas deve ser diário e especificar cada peça que teve saída assim coo seu preço, para que você possa planejar a reposição das mercadorias com mais controle e observar melhor quais de seus produtos são melhor aceitos pelo publico.Você pode realizar seu relatório de vendas no excel ou baixar modelos prontos de relatórios de vendas da internet mas para o empreendedor que não tem muito conhecimento em informatica pode se fazer a mão em um caderno também.
Como fazer um livro caixa
Como fazer um contrato
Separe em colunas a data da venda realizada, todos os itens vendidos naquele data, o preço unitário de cada um dos itens, o custo por qual cada item foi adquirido, O lucro bruto obtido por cada item e a margem de lucro bruta sobre cada item.
Não se esqueça de anotar nada.
Ao fim do mês você saberá exatamente quantos produtos foram vendidos e qual seu lucro bruto, é deste lucro bruto que você precisa tirar para pagar suas despesas com aluguel, água energia elétrica e funcionários.
Recomenda-se criar um outro relatório em separado de suas despesas fixas para planejar de forma mais eficiente seus próximos investimentos.