Por isso o cartão BNDES foi criado para auxiliar micro, pequenas e médias empresas possam adquirir equipamentos que ajudem na expansão ou melhoria da empresa.
Com ele o empreendedor tem até 1 milhão para ser usado em crédito que podem ser amortizados entre 3 e 48 parcelas fixas mensais ( dependendo do banco emissor do cartão este prazo pode ser diferente) e com jurus baixos, esses jurus tem taxa variável que muda de mês em mês, calculada com base nas Letras do Tesouro Nacional e sempre que é atualizada fica disponível no endereço https://www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/.
O cartão BNDES pode ser solicitado em agência dos bancos credenciados de sua preferencia ( Banco do Brasil, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Banrisul, o Bradesco, a Caixa Econômica Federal, o Itaú, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e o Sicredi).
O limite concedido é negociado entre o cliente e banco que emite o cartão, assim como suas garantias.
Para adquirir o cartão BNDES é preciso acessar https://www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/PaginasCartao/Comprador.asp?Acao=SOLSC com os documentos da empresa em mãos e preencher o formulario, ou prourar seu banco ou um dos bancos filiados e se informar lá.
O cartão pode ser usado na rede de fornecedores credenciados que esta disponível em https://www.cartaobndes.gov.br/cartaobndes/PaginasCartao/Catalogo.asp?Acao=RBA&RP=R. Sua empresa também pode se cadastrar como fornecedora do cartão BNDES desde que seja pessoa jurídica ou equiparada, com sede e administração no Brasil e fabrique ou seja um revendedor autorizado pelo fabricante .
Podem se tornar fornecedoras empresas fabricantes e fornecedores de bens novos ou insumos, prestadoras de serviço de avaliação de conformidade (credenciadas pelo INMETRO), prestadoras de serviço de acreditação (hospitais e instituições de saúde reconhecidos pela Agência Nacional de Saúde), Gráficas que aceitem encomenda de editoras para impressão de livros, Fabricantes de CDs e DVDs, Fabricantes de materiais destinados a construção civil (qualificados no Programa Setorial da Qualidade (PSQ), no âmbito do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, ou que apresentem certificação no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC), emitida por Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pelo Inmetro).