Uma opção para quem deseja ter o próprio negocio, é abrir uma barraca na feira, um negocio que exige bastante dedicação, pois é um tipo de trabalho onde não se tem finais de semana, em muitas ocasiões após a feira terá de ir ao ceasa se for uma barraca de frutas ou legumes ou terá que providenciar os materiais para trabalhar na manhã seguinte.Apesar disso, é um negocio bastante lucrativo e que dificilmente dará errado.
Barracas de feira são conseguidas por licitação na prefeitura. Independente do produto que deseja vender para ter uma barraca de feira é preciso conseguir autorização da prefeitura.
Procure a prefeitura de sua cidade e se informe sobre o que fazer para ser um feirante na cidade. Para que seja liberada a autorização é preciso que haja espaço nas feiras locais.
Você recebera um formulário que deve ser preenchido corretamente e sem rasuras, nesse formulário você dará informações sobre o tipo e tamanho da barraca que pretende montar, produtos a serem vendidos e seus dados pessoais. Você recebera instruções sobre as medidas legais a serem adotadas e copias e originais de seus documentos pessoais como RG, CPF, Comprovante de residencia no nome do solicitante, Titulo de eleitor além de outros documentos a serem especificados pela prefeitura do município, que devem ser entregues para protocolo junto com o formulário corretamente preenchido.
Como montar uma mercearia
Como conseguir licença da vigilância sanitária
Para receber a autorização da prefeitura para montar a uma barraca de feira é preciso estar em dia com a justiça eleitoral.
Feito isto aguarde a analise de seu pedido, quando for autorizado a montar sua barraca, haverá algumas taxas a serem pagas, toda vez que trocar de barraca, produto ou local dentro de uma mesma feira a prefeitura deve ser avisada e as taxas a serem pagas serão alteradas. No caso de desejar cancelar sua licença, é necessário estar em dia com seus tributos. Para trabalhar em mais de uma feira livre o valor das taxas serão maiores.
Barracas de feira estão sujeitas a vistoria da vigilância sanitária.