Você pode trabalhar para o crescimento de uma empresa sem ter que investir muito financeiramente, dedicando seu tempo e seu esforço e conseguir ótimos resultados.
Conheça sua empresa e seu clientes
Você precisa conhecer bem sua empresa e o mercado de atuação dela para desenvolver seu plano de negócios de maneira eficaz, assim como conhecer seus clientes, saber o que pensam e esperam de seus serviços e produtos. Realizando pesquisas, conversando com seus clientes, perguntando realmente a opinião deles e estimulando seus colaboradores a fazerem o mesmo você pode obter esse conhecimento sem precisar contatar um profissional espacializado nisso.
Planeje seus passos.
Elabore um bom plano de negócios que lhe permita visualizar seus objetivos e resultado, assim você vera melhor qual a próxima atitude a ser tomada e como estruturar e desenvolver melhor seus produtos .
Controle as retiradas suas e de seus sócios, separe as despesas pessoais das despesas da empresa. Crie um relatório ou planilha de controle da receita da empresa, contendo entradas, saídas, lucros, despesas e faturamento total da empresa, isso vai lhe permitir visualizar melhor os resultados obtidos.
Defina seus horários de trabalho e cumpra-os a risca, se precisar sair durante seu horário de trabalho, deixe o numero de seu telefone ou procure fazer a transferência automática do telefone fixo para seu celular e esteja pronto para retornar em qualquer emergência. Não marque compromissos demais para horários apertados para poder respeitar todos os seus compromissos.
Separe um tempo para pensar planejar e rever suas estrategias, fazer sua empresa crescer pode requerer dedicação de tempo de sua parte mas valera a pena
Como manter as contas da empresa em dia
Zele por sua marca
Crescer significa levar sua marca e seus produtos para mais pessoas também. Você precisara investir na divulgação da empresa, mesmo que esteja com o orçamento apertado você pode aproveitar as oportunidades de divulgação baratas ou gratuitas que a internet oferece. Crie um site para sua empresa, que pode ser desenvolvido por um profissional contratado ou em plataformas gratuitas por você mesmo. criar um perfil da empresa em redes sociais e interagir através esse perfil pode ser uma boa aposta já que pode te dar a oportunidade de saber o que seus clientes esperam de sua marca e alcançar ainda mais pessoas. outra opção bastante viável é para sua empresa é anunciar a empresa no Google, colocando seu site nas primeiras posições das buscas orgânicas e colocar anúncios em outros sites que tenham conteúdo relevante com o de sua empresa, pagando apenas quando usuários interessados clicarem em seus anúncios.
Qualidade e preço
Preze a qualidade e todos os seus produtos e serviços e estimule sua equipe de colaboradores a fazer o mesmo sempre, desafie seus colaboradores a darem o melhor de si e se esforçarem para deixar os clientes satisfeitos e resolver com boa vontade e direção qualquer problema apresentado pelo cliente.
Você não precisa vender seus produtos pelo minimo possível para atrair clientes nem estar acima do valor de mercado para obter lucros. Cobre o justo mas seja flexível o bastante para oferecer descontos a clientes fieis e que escolham pacotes de serviços.